top of page

Viajar e engravidar, sonhos...

  • Luana Lana
  • 30 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2022

A doula que vos fala foi para a Europa, e isso foi a realização de um sonho. E quero contar sobre isso para você! VEM!

Luana doula em frente à torre Eiffel em Paris.
A doula em Paris! Torre Eiffel.

Ei Maravilhosa! Aqui estou com conteúdos diversos... Acredito que falar sobre as minhas férias na Europa tenha tudo à ver com ser doula, e com o processo de engravidar e parir! Caso ainda não me conheça, deve estar pensando que sou meio maluquinha... Vem comigo que vai entender tudo!


Desde muito tempo eu sempre sonhei em fazer uma viagem grande, dessas continentais... Era um sonho, sonho mesmo, que eu imaginava, desejava, mas nunca tinha saído da minha mente.


A princípio minha maior dificuldade era me permitir sonhar. Sim, é preciso nos dar essa permissão. Sonhar, sem se cobrar, sem comparar, sem calcular, sem analisar... sabe?! E, essa permissão veio aos poucos, com terapia e o aumento do meu auto conhecimento.


Finalmente sonhava com a minha #Eurotrip. (Mas você, Maravilhosa, pode estar começando a sonhar em ter seu bebê!).


Os boicotes.


Somos seres complexos, e simples ao mesmo tempo. A partir do momento que comecei de fato a sonhar, a perceber meu desejo de ir para a Europa e curtir esse rolê, os boicotes chegaram também.


Antes mesmo de passar para o segundo passo, de tirar o sonho da mente e colocar no papel, eu tinha pensamentos que desvalorizavam meu sonho. Coisas do tipo: Ah, será que esse sonho é seu mesmo? Essa coisa toda de ir para Europa é cara, e você pode não conseguir! Você? Curtindo férias na Europa? Devia estar trabalhando...


Para quem deseja #engravidar, as frases são às mesmas, mas troque Europa por #Maternidade. (Essa coisa de maternidade é cara, você tem condição? Você? Mãe? Devia focar na carreira profissional... rs. E acrescente: Será que você consegue gestar e parir? ).


Eu não sei se isso acontece com você... Se sim, sinta-se acolhida. E, ignore todas essas frases e parta para a ação seguinte: passar para o papel.


Desenhando o sonho.


Sonho é algo um tanto abstrato, pouco palpável... E, para realizá-lo você precisa desenhar, compreender. É como construir uma casa, é muito mais fácil e factível se você tiver um projeto.


Então, essa parte foi bem interessante. Comecei a escrever o que eu queria. Para onde eu queria ir, o que existia de referências para mim, comecei a pesquisar sobre os lugares, temperatura e época do ano para viajar, conhecer com mais detalhes sobre o tema do meu sonho.


E, faça o mesmo no tema gestação e parto. Conheça as suas opções, o real cenário de parto brasileiro, quem são os médicos e equipes que irão te oferecer o que você busca...


Escrevi em um caderninho (você sabe que AMO caderninhos rs). Até desenhei mesmo. rs. E, como eu não ia sozinha, compartilhei as minhas ideias com meu marido, e fomos compreendendo o que nós dois queríamos. (Para você, a dica é: é importante compartilhar o desejo da maternidade com aquele que vai assumir essa responsabilidade com você!).


Analisando...


Essa parte não é a mais gostosa, nem a mais simples. MAS, é definitiva para que o seu sonho se realize. Analisar.


Sim, é preciso analisar o sonho desenhado. Ele é realista? Como posso encaixar na minha realidade hoje? Quais as coisas que preciso fazer para torná-lo real?


É um choque de realidade (necessário!). Eu e Lucas reunimos, e percebemos que, apesar de querer passar um mês viajando, só teríamos 20 dias de férias. Isso reduziu o número de cidades/países (pois na Europa os países ficam pertinho um do outro) que a gente estava programando visitar, e também o número de dias neles.


Com isso, fiz uma análise de valores. Hoje em dia você encontra tudo (e mais um pouco) na internet rs. Mas, usei também de contatos para me contarem suas experiências. E, por fim, cheguei em um número. Considerando esse tanto de dias, e esses lugares, a viagem ficaria em tantos reais. E então, vem mais um choque de realidade: Temos esse dinheiro?


Acho que nem preciso dizer o quanto esse tópico é aplicável para o sonho da maternidade não é mesmo?! E não só a análise material, mas também emocional e fisiológica. Como disse, não é fácil, mas necessário!


Planejamento financeiro


É preciso se organizar financeiramente, e isso para a vida, e não só para realizar um sonho (seja ele ter um filho, ou fazer uma viagem, ou comprar uma casa)...


Eu e Lucas já tínhamos essa organização em dia, e isso deixou o processo #financeiro mais fácil de ser analisado. Concluímos que teríamos que juntar dinheiro por um tempo, com esse #propósito de viajar, e que poderíamos pesquisar sobre pontos em cartão de crédito, e outros benefícios que poderiam facilitar ou nos fazer economizar nesse processo todo.


Feito! Com alguns meses, e a decisão de usar uma parte dos investimentos com esse propósito, começamos a planejar a viagem de fato! (Ah, a vida é feita de escolhas! Você pode escolher trocar de carro, comprar uma bolsa nova, investir na bolsa de valores, ter um bebê ou viajar, rs... isso quem vai definir é você!). A gente escolheu viajar!


O roteiro e mais


Encarei o desafio! Chegou o momento de comprar a passagem, definir roteiro, fazer reserva nos hotéis, e organizar os detalhes. Fiz isso tudo, aos trancos e barrancos, pedindo ajuda aqui e ali, idealizando, fazendo #planilhas no Excel, e por fim, tudo pronto.


Detalhe que, ao concluir a compra da passagem, a sensação foi tão intensa! Um misto de alegria e medo, ansiedade boa e ruim, rs. E, pensei na mesma hora, deve ser exatamente assim quando chega o resultado positivo do teste de gravidez.... para as maravilhosas que estão planejando um baby!


É um positivo, sem muita garantia de nada. Mas, que te coloca à postos para o que der e vier!





A realização


Doula Luana sentada em um guarda corpo e na parte de trás a London Eye, uma roda gigante em Londres.
A doula em Londres! London Eye.

Realizei o sonho! Viajamos para a Europa! E sigo realizando, sigo curtindo as #lembranças incríveis que criei... Percebendo a nova Luana, a Luana que realizou o sonho, que tirou uma ideia da mente e aos poucos a tornou possível, e real. A Luana que venceu os desafios de horas de voo, de falar outras línguas, de usar o metrô de Londres e Paris...


Foi tudo do jeitinho que tinha que ser. Com os perrengues chiques, com os não tão chiques assim, mas tudo certo!


Sinto-me realizada! Capaz! E é isso que desejo para você! Seja realizar o sonho de uma viagem, ou o sonho de ter um filho...


Permita-se sonhar, desenhe, analise, planeje e se entregue na realização!


Em breve postarei curiosidades sobre o universo da gestação e parto pelo mundo! Como taxas de cesarianas e partos normais, e como funcionam as maternidades pelo mundo a fora! rs. Acompanhe clicando aqui!




 
 
 

1 Comment


Taty Mendes
Taty Mendes
Oct 01, 2022

Ei Luana, amei o texto. Lembrei daquela palestra que fiz sobre sonhos e você chorava até de emoção. Acredito que você já estava neste processo.

Que muitos sonhos se realizem... parabéns!

Like
EnsaioLuana_AR(10).jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Luana Lana, doula e educadora perinatal. Criei esse blog para compartilhar conteúdos sobre o universo feminino, espero que goste!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Entre em contato e saiba mais!

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page