top of page

Você deseja um parto positivo?

  • Luana Lana
  • 21 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Então, conheça o trabalho da #doula. De onde surgiu, o que faz, do que se alimenta! rs. Brincadeiras à parte, por aqui escrevo tintim por tintim sobre meu trabalho como doula. VEM ler!


Gestante em trabalho de parto, com contrações, recebendo alívio por massagem de sua doula.
Mulher em trabalho de parto recebendo massagem da doula Luana Lana.

Ei Maravilhosa! Você já ouviu falar sobre a minha profissão né?! #doula. Pode ser que tenha sido recentemente, e que talvez nem saiba exatamente o que eu faço... e por isso resolvi explicar tudinho nesse post. Vem comigo!


De onde vem


#partohumanizado não significa parto na banheira, nem parto natural, nem parto vaginal, nem parto igual índia, nada disso.

A palavra Doula tem origem grega e é traduzida como "mulher que serve". E, de fato, é a forma mais compacta de se explicar a profissão, mulher que serve outra mulher (em seu ciclo perinatal).


A profissão não é nova, ou recente, mas vem se tornando cada vez mais conhecida e está no processo para ser regulamentada. Isso devido à multiplicação do conceito de parto respeitoso, ou bom parto, (também popularizado como #partohumanizado).


Antes de continuar, acho importante esclarecer uma coisa: #partohumanizado não significa parto na banheira, nem parto natural, nem parto vaginal, nem parto igual índia, nada disso. Quando falamos esse termo, acompanhado dos outros que citei anteriormente, estamos nos referindo à experiência da mulher. Uma experiência positiva, em que você é respeitada, vista como protagonista da sua história, em que é informada sobre os benefícios do parto fisiológico e os reais impactos de cada procedimento que pode vir a fazer parte de sua história. (Livre de #violênciasobstétricas!).


Bom, a doula então vem do ambiente do #partodomiciliar (grande parte dos partos aconteciam em casa, e não tem muito tempo isso). Alguns confundem com a parteira, pois nesse tempo a doula era também parteira, mas hoje, são profissões diferentes.


O que faz a doula?


De forma geral, a doula acompanha a mulher desde sua espera para engravidar até o puerpério. Algumas doulas são focadas em algum momento específico do ciclo perinatal (gestação, parto, pós parto).


Acompanhar é desde apoiar emocionalmente, fisicamente, até informar e auxiliar no processo das escolhas presentes nesse caminho.


E eu, como doula, o que faço?


Ah! Primeiro você entra em contato comigo e eu faço questão de te atender com uma vídeo chamada, para que a gente se conheça melhor, e para você sentir se "foi com a minha cara". Parece uma viagem isso, mas... acredito em afinidade, e você precisa ter sentido afinidade por mim, pois estarei do seu lado em um dos momentos mais importantes de sua vida.


Tá, e o que eu faço mesmoo... rs. Durante nosso tempo juntas eu faço com você (e seu acompanhante e quem mais for participar desse momento) a Educação Perinatal, que são encontros em que vou te explicar tudinho sobre #trabalhodeparto, métodos de alívio das sensações, sobre as intervenções médicas e intercorrências, cuidados com o bebê, #amamentação, e por aí vai... Durante esses encontros eu fico sabendo mais sobre você, e sobre os seus desejos, medos, alegrias... Vamos estreitando nossos laços.


Além disso, durante o período de espera (#gestação), mantemos contato por telefone e redes sociais, vou tirando suas dúvidas, auxilio você a buscar profissionais que estejam alinhados com as melhores práticas de assistência.


Faço um encontro antes do parto, que a gente simula o trabalho de parto e explora o seu jeito de lidar com as sensações e emoções. E nele ainda faço a #pinturagestacional, uma pintura na barriga conhecida como ultrassom natural, feita como um ritual de despedida da barriga (bebê já está quase nascendo quando isso acontece!).


Agora sim, chegou o momento do bebê nascer. Percebeu que meu trabalho começa bem antes de se pensar em ir para a #maternidade? E, viu que ainda não falei nada sobre parto? Pois é!


A doula acompanha a mulher, eu acompanho você, e não a via de parto que escolher. O que isso significa? Ah, que independente da sua escolha, se um parto natural, normal, vaginal, ou cirúrgico (cesariana), eu estarei com você! Apoiando você fisicamente e emocionalmente!


Então, acompanhar no trabalho de parto e parto é também parte do meu trabalho. Fico do seu ladinho enquanto o acompanhante faz o processo de internação (quando é parto hospitalar), preparo a ambientação do quarto (fotos, cheiro, luzes, música, do jeito que desejar), uso vários métodos de alívio de dor para te auxiliar nessa jornada, esclareço sobre termos técnicos, e muito mais...


Imagine

Imagine que a doula é um presente que você merece! Você merece ser cuidada nesse momento, você merece estar confiante e informada, e você merece um parto positivo cheio de memórias de deixar saudade!


Ficou interessada? Quer saber mais? Clique aqui, e converse diretamente comigo!



 
 
 

Comments


EnsaioLuana_AR(10).jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Luana Lana, doula e educadora perinatal. Criei esse blog para compartilhar conteúdos sobre o universo feminino, espero que goste!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Entre em contato e saiba mais!

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page