Viajar e parir, tem alguma coisa em comum?
- renascimentoemfoco
- 21 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Esses dois temas tem mais semelhanças do que você já imaginou, desde passagem sem reembolso até seguro viagem...

Você é uma pessoa viajada? Adora planejar, definir roteiros, comprar passagens, reservar hotéis, e esmiuçar todos os blogs de dicas de viagens? Sim?? Eu também!!! #adoroviajar
E quando se trata de parto? Você é essa viajante organizada?
O parto é uma viagem
“(...) o parto exige de você, do seu corpo, da sua mente, e ele deixa uma marca, um lembrança, que te acompanha para sempre.”
No momento em que você decide ter um filho, começa uma longa jornada sem muitas garantias. A espera do tentar pode ser animadora, angustiante, frustrante, rápida ou eterna. Mas, digamos que você já passou por essa etapa, e está grávida. Bom, aí é uma compra de passagem sem reembolso, sem chance de cancelamento e, sem data certa para fazer a viagem.
Eu chamo de viagem o momento do #parto . Apesar de também poder ser conhecido como travessia, jornada, percurso, e até "um barato". A questão é, o parto exige de você, do seu corpo, da sua mente, e ele deixa uma marca, um lembrança, que te acompanha para sempre.
Preparando
Digamos que você já está no final da #gestação... É provável que você tenha feito o #prénatal com uma ginecologista obstetra, que já esteja com o quartinho e enxoval prontinhos para uso, já separou todos os documentos para levar para o hospital e, sua mala e a do bebê já estão prontas, se bobear, dentro do carro... Acertei, não é?!
Agora, pensa comigo. E se eu só dissesse para você isso: Maravilhosa, estou com todos os documentos em mãos, tomei até as vacinas e os exames estão em dia, está tudo organizado em casa, e as malas estão prontas ...
Isso não parece muito com uma preparação para uma viagem?
Sim, as duas coisas são muito semelhantes.
Roteiro
“(...) roteiro é um planejamento para nos direcionar na viagem, e não significa que teremos tempo para tudo que colocamos nele.”
Já estamos alinhadas que a viagem do parto não tem data marcada, não é?! Sabemos, juntas, que o melhor momento de fazer essa viagem é aquele escolhido pelo seu corpo e pelo bebê, ou seja, o momento em que você entra em #trabalhodeparto espontaneamente.
É claro que, como qualquer viagem, imprevistos acontecem. E ás vezes é preciso adiantar, com uma indução de trabalho de parto, ou talvez mudar a rota. Mas, digamos que a passagem está comprada, e é preciso definir o roteiro.
Para viajar o que você faz? Busca o máximo de informações sobre o lugar que vai, compreende os riscos que pode correr, quais as melhores coisas para fazer, e até o que vai experimentar de gostoso, o que vai trazer de lembranças... Depois você divide seu tempo e está pronta para curtir a viagem.
E para o parto? A mesma coisa!!!
Você pesquisa sobre o que acontece para o bebê nascer, olha os detalhes dos hospitais, define rotas para chegar neles, define o que quer viver, experimentar... E por fim o roteiro define o hospital que vai, como vai, quem vai com você, e o que você vai levar...
Para você Maravilhosa, o roteiro vai incluir muito mais coisa! Pois você tem a melhor agente de viagens: a DOULA! Com as informações valiosas que eu vou te dar, você vai para essa viagem confiante, segura, com o melhor roteiro, e preparada para as diversas surpresas e imprevistos que fazem parte de qualquer #trip.
Lembrando que roteiro é um planejamento para nos direcionar na viagem, e não significa que teremos tempo para tudo que colocamos nele.
Seguro viagem
Você deve concordar comigo que, para qualquer viagem hoje em dia, um seguro é imprescindível. O seguro é o tipo de coisa que você contrata sem querer usar, mas fica feliz quando precisa e ele existe.
No caso de viagens, ele depende do período que vai ficar fora, do destino, e pode cobrir poucas ou muitas coisas.
Para o parto, o melhor seguro que você pode adquirir é se informar. Estar informada sobre seus direitos, sobre os benefícios e riscos de cada pequeno evento dessa grande viagem... e claro, incluir no seguro uma equipe alinhada com seu roteiro!
A médica ginecologista obstetra vai dar assistência exatamente como em um seguro, apenas quando for acionada, quando for preciso intervir à seu favor e de seu bebê. A enfermeira obstetra é como uma comissária de bordo, estará do seu lado garantindo tecnicamente que tudo esteja de acordo com o esperado. A #doula, bom.. eu sou como a concierge de viagem, além de participar da sua preparação para o parto, dou suporte em tempo integral.
Ahhh.. não podia esquecer, toda viagem tem registro não é mesmo?! Imagina se desse para levar sua fotógrafa preferida para registrar uma trip?? A boa notícia é que, na viagem parto, você pode!!!
Que viagem!
Por fim, como em toda viagem, você vai ter grandes memórias, e muita história para contar. Espero que essas lembranças sejam todas positivas, e que você sinta saudade de tudo que viveu nela, inclusive dos perrengues (pois sei que eles te ajudaram a te transformar!).
Agora, me conta! Acha essa história toda uma "viagem"? Ou consegue mesmo ver as semelhanças?.
コメント